terça-feira, 1 de julho de 2014

IPUBI – PREFEITO JOÃO MARCOS TRAZ CURSOS DO PRONATEC E OUTROS



Aconteceu nesta terça-feira (01) de julho uma reunião no prédio da Secretaria de Educação em Ipubi, com o prefeito João Marcos Siqueira, equipe de professores do Instituto Federal - IF Ouricuri tendo a frente o seu diretor professor Jean Carlos Coelho Alencar, secretária municipal de educação professora Dark Galvão, representante da secretaria de Assistência Social primeira dama Jailma Andrade, secretário de meio ambiente e sustentabilidade Daniel Torres, e o ex-professor do IF Petrolina Dr. Jackson Alencar.
O Instituto Federal – IF Ouricuri trouxe a proposta de instalações de vários cursos do PRONATEC para funcionamento ainda este ano na cidade de Ipubi. A proposta sem sombra de dúvida foi acatada pelo prefeito João Marcos Siqueira, que na oportunidade entregou uma Carta de Intenção colocando a disposição aos sábados e domingos toda estrutura física da Escola Municipal Sheylla Kelly para funcionamentos dos cursos.
O Diretor do IF Sertão professor Jean Carlos mostrou ainda que o Instituto tem uma proposta de instalação de um Centro de Referência, que será uma extensão do Campus do IF Ouricuri para ser construído em um dos municípios do Araripe. Nesta oportunidade o prefeito através do secretário de meio ambiente Daniel Torres apresentou um projeto criado por essa atual gestão municipal intitulado “IPUBI ORGÂNICO“, Arranjo Produtivo da Hortifruticultura Orgânica Baseada na Agricultura Familiar, este projeto consiste na criação de um perímetro irrigado já delimitado, tendo como base o distrito de Serra Branca e todo o seu entorno, incluindo os sítios Gameleira e Torre, compreendendo uma área total de 7.056,20 hectares, 70,56 km2, beneficiando em torno de 1.200 famílias nesse perímetro de base agricultura familiar. Isto quer dizer que todos os projetos como seja, perfurações de poços artesianos, instalações de kits de pequenas irrigações exemplo PERNAMBUCO NO BATENTE, Cisternas Calçadão e outras ações serão focadas para toda essa área deste Perímetro de Irrigação, devido à evidência já comprovada de um grande potencial de água no seu subsolo. Desenvolvendo assim a produção permanente através de pequenos lotes, hortas, canteiros irrigados, o cultivo de hortifrutos orgânicos trazendo renda para os pequenos agricultores de base familiar.
Este projeto “IPUBI ORGÂNICO”, desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Hortifruticultura Orgânica, mostra a viabilidade da instalação do Centro de Referência e foram mostrados estudos que justifica a instalação do Centro de Referência em Hortifruticultura Orgânica - CRHO, extensão do IF OURICURI, no município de Ipubi, não só para atender o município de Ipubi como também os municípios vizinhos, capacitando jovens agricultores que queiram se especializar no cultivo de hortifrutos orgânicos. Após a apresentação deste projeto, foi avaliado que esse tipo de proposta é inédita em todo país, por isso será motivo de estudos pelo Instituto Federal – Ouricuri pela importância positiva do mesmo.
Para instalação deste Centro de Referência o prefeito João Marcos Siqueira já se comprometeu colocar a disposição do IF Ouricuri um prédio do município para o funcionamento do mesmo e futuramente doar um terreno, e providenciar projeto e recursos para construção de um prédio próprio com toda estrutura física necessária, inclusive na oportunidade apresentou um projeto básico de engenharia do prédio.
Ipubi na área da agroindústria é exemplo para outros municípios por ter 03 unidades de produção de polpas de frutas orgânicas funcionando, produzindo 1.800 quilos de por mês, uma em Serra Branca a APROFRUTAS, outra na Serra da Baixa I e outra no Sítio Torre, todas criadas através das suas associações de produtores rurais, que conta com o apoio total da Prefeitura Municipal de Ipubi, inclusive comprando boa parte da produção através do Programa Compra Direta Local, destinada para merenda escolar, para os hospitais, e cozinha comunitária. 

Fonte: ASCOM\PMI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário