segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ARARIPINA ABRE CAMPANHA NOVEMBRO AZUL E ALERTA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


azul
A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta segunda-feira, 09, a abertura oficial da Campanha Novembro Azul, com o dia dedicado a cuidar da saúde dos homens. O novembro Azul é uma campanha mundial idealizada para alertar e conscientizar os homens a fazerem exames preventivos contra o câncer de próstata, mal que vem atingindo e crescendo a cada ano. Durante todo o mês de novembro as UBSs e ESFs estarão promovendo ações e atividades para cuidar da saúde do homem.
azul2
O ato aconteceu no Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima e contou com a presença de servidores da Secretaria de Saúde; da assessora do governo do estado e primeira-dama Roberta Arraes; do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Francisco Edivaldo; do Assessor Especial do Governo Municipal, Leonardo Batista, que na oportunidade representou o prefeito Alexandre Arraes; da Secretária de Saúde, Glória Beatriz; do Secretário Executivo, Lucas Cantarreli e de populares.
azul4
Todos usaram da palavra para externar a importância da campanha como forma de prevenir o câncer de próstata e outras doenças que atingem o homem. Além do exame de PSA, que é feito através da coleta de sangue, os homens também receberam outros procedimentos como aferição da pressão arterial; teste de glicemia; avaliação nutricional; entre outros.
O momento foi de muitas informações para os homens, sobretudo para se quebrar esse tabu machista de não querer fazer o exame de próstata. O Secretário Executivo de Saúde, Lucas Cantarreli, disse da importância dos homens cuidarem da saúde e explicou como é feito o exame de PSA, que é laboratorial através da coleta do sangue.
AZUL1
A assessora do governo do estado Roberta Arraes também externou a importância da campanha Novembro Azul e a participação efetiva dos homens. Ela também ressaltou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde. “A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um grande trabalho em nossa cidade, apesar das dificuldades que enfrentamos. Unidos, nós conseguiremos reverter essa situação, e quero dizer também que estamos juntos com governo do estado para trazer para a nossa região, cada vez mais benefícios para a população. Essa é a nossa missão, é a missão de trabalhar pelos que mais precisam, por vocês que estão precisando de saúde. Então vamos trabalhar, vamos nos unir para que a nossa cidade possa ter cada vez mais dias melhores”, disse Roberta Arraes.
azul3
Na oportunidade, o professor de Educação Física, Keké, fez uma roda de conversa com os presentes, falando da importância da atividade física na prevenção de doenças e principalmente para a melhoria da qualidade de vida. Ele fez uma dinâmica de exercícios simples, mais eficazes, com os presentes. (Fotos: Fabiano Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário