terça-feira, 24 de novembro de 2015

Consumidor não confia nos descontos da Black Friday



Da Folha de S.Paulo – Cláudia Rolli
Metade dos consumidores ainda tem desconfiança em relação aos descontos oferecidos na Black Friday. E quatro em cada dez dos que participaram do evento no ano passado não pretendem gastar nada neste ano.
Os dados são de levantamento feito para a Folhapela dunnhumby no Brasil, empresa especializada em ciência do consumidor e que atua em 30 países.
A desconfiança em relação aos preços dos produtos oferecidos chama a atenção, diz Adriano Araújo, diretor-geral no Brasil.
Do total de entrevistados, 54% informaram que não acreditam nos descontos da Black Friday, 18% desconfiam e somente 28% acreditam que os descontos sejam realmente interessantes.
DICAS
Veja abaixo algumas recomendações para os consumidores:
1- Lista
Faça uma lista de compras com tudo que você pretende comprar. Isso ajuda a evitar compras por impulso.

2- Pesquisa
Pesquise com antecedência os preços e imprima as imagens para ter provas caso haja uma fraude nos descontos ou um aumento dos preços no dia da promoção.

3- Órgãos de defesa do consumidor
No caso de dúvidas ou problemas, vale ligar para órgãos de defesa do consumidor. O Procon-SP contará com atendimento em tempo real aos consumidores durante as 24 horas da Black Friday.

4- On-line
As compras pela internet requerem uma série de cuidados: uso de computador pessoal com antívirus e checagem da reputação dos sites, por exemplo.

5- Valor do frete
O consumidor deve olhar sempre o valor do frete de suas compras, inclusive para poder comparar os preços com os de lojas físicas.

6- Código de Defesa do Consumidor
Vale sempre lembrar que todas as normas do Código de Defesa do Consumidor valem durante a Black Friday. O cliente que se sentir lesado pode acionar a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário