terça-feira, 5 de janeiro de 2016

27 deputados estaduais se preparam para disputar as eleições municipais de 2016


deputados_estaduais
Deputados estaduais de Pernambuco – 18º Legislatura
O ano de 2016 chegou e junto com ele o interesse de vários deputados estaduais em trocar o legislativo pelo comando de prefeituras. Desde o ano passado há um clima de grande expectativa na Assembleia Legislativa de Pernambuco em torno dos possíveis deputados que irão encarar as eleições de 2016 como candidatos a prefeito.
Embora alguns nomes surjam com uma possibilidade maior de encarar a disputa, há na verdade uma lista com ao menos 26 deputados estaduais e um parlamentar licenciado que são prováveis candidatos, um verdadeiro recorde se comparado a legislatura anterior quando apenas 12 deputados estaduais enfrentaram as urnas em busca de mandato de prefeito nas eleições de 2012, onde na ocasião apenas 4 obtiveram êxito nas urnas.
Confira abaixo a lista dos deputados que disputaram as eleições municipais de 2012:
Eleitos
Luciano Siqueira (PC do B) foi eleito vice – prefeito do Recife.
Izaías Régis (PTB) foi eleito prefeito de Garanhuns
Carlos Santana (PSDB) foi eleito prefeito de Ipojuca
Edson Vieira (PSDB) foi eleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.
Não- Eleitos
Ramos (PMN) – Paulista
Cleiton Collins (PSC) – Jaboatão dos Guararapes
Sebastião Oliveira (PR) – Serra Talhada
Henrique Queiroz (PR) – Passira
Sérgio Leite (PT) – Paulista
Odacy Amorim (PT) – Petrolina
Betinho Gomes (PSDB) – Cabo
Daniel Coelho (PSDB) – Recife
Para as eleições municipais de 2016 parece que este interesse se multiplicou, o que provavelmente provocará a posse de vários suplentes em 2017. Segue a lista dos pré-candidatos:
RECIFE
Silvio_Costa_FilhoSílvio Costa Filho (PTB) – Exercendo o seu terceiro mandato como deputado estadual, Sílvio Costa Filho tem fortes ligações com a capital pernambucana onde já exerceu a função de vereador. Bom debatedor (o que o ajudará nos debates televisivos), conhecedor dos problemas da capital e líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa, Sílvio Costa Filho é a aposta do PTB para a disputa no Recife.
edilsonsilvaEdilson Silva (PSOL) – Primeiro deputado estadual eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Pernambuco, Edilson Silva já disputou a prefeitura do Recife no ano de 2008, onde na ocasião alcançou 25.568 votos ficando em 5º lugar na disputa. Já nas eleições municipais de 2012, Edilson Silva encarou a disputa pela Câmara de Vereadores do Recife e foi o 3º mais votado com 13.661, no entanto não assumiu porque a sua coligação não alcançou o coeficiente eleitoral. Excelente debatedor e com forte inserção nos movimentos sociais, o parlamentar é a opção do PSOL para encarar novamente a disputa.
priscilakrausePriscila Krause (DEM) – Quando o assunto é a sucessão municipal da cidade do Recife o nome da deputada estadual Priscila Krause é logo lembrado. Eleita para o primeiro mandato na Casa Joaquim Nabuco em 2014, Priscila Krause obteve 33.051 votos na capital pernambucana, o que representa quase 70% dos 47.882 votos que obteve em todo o Estado. Vereadora do Recife por três mandatos consecutivos, a parlamentar terá pela frente a resistência do seu partido (DEM), pois possui quadros na prefeitura e é aliado do PSB, partido que comanda a capital com Geraldo Júlio, candidato a reeleição.
ossesiosilvaBispo Ossesio Silva (PRB) – Eleito para o segundo mandato no legislativo estadual com 49.993 votos dos quais mais de 13 mil foram obtidos só no Recife, Bispo Ossesio poderá ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Sílvio Costa Filho (PTB). Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, denominação evangélica com grande inserção no Recife, o parlamentar conta com a força evangélica na capital para ajudar no seu projeto político.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
pastorcleitoncollinsCleiton Collins (PP) – Campeão de votos para deputado estadual nas eleições de 2010 e 2014, Cleiton Collins já disputou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no ano de 2012, onde ficou em 2º lugar perdendo para o atual prefeito Elias Gomes. Com forte inserção no meio evangélico e com votações sempre consagradoras para deputado estadual no município, Cleiton Collins é a opção do PP para as eleições de 2016.
joeldaharpaJoel da Harpa (PROS) – Encarando o primeiro mandato como deputado estadual, Joel da Harpa tem fortes ligações com o município de Jaboatão dos Guararapes, onde pretende se candidatar como prefeito nas eleições de 2016. Hoje a sua maior dificuldade para entrar na disputa é o PROS, partido pelo qual foi eleito, mas segundo entrevistas já publicadas em jornais de grande circulação no Estado, Joel estaria disposto a mudar até de partido para garantir a sua chance de concorrer. Ligado aos profissionais da segurança pública e defensor dos valores morais da família cristã, Joel da Harpa usará destas bandeiras para conquistar a cadeira no executivo municipal de Jaboatão dos Guararapes.
ITAPISSUMA
antoniomoraesAntônio Moraes (PSDB) – Município com grande importância econômica para o Estado, Itapissuma é desejada por muitos políticos, entre eles o deputado estadual Antônio Moraes (PSDB) que poderá ser candidato caso consiga o apoio do prefeito Cal Volia, que está propenso a apoiar o vereador José de Irmão Teca, atual presidente da Câmara Municipal.
OLINDA
teresaleitaoTeresa Leitão (PT) – Atuando em seu quarto mandato consecutivo como deputada estadual, Teresa Leitão tem forte ligação com o município de Olinda e com os profissionais da educação. Com uma conduta reconhecida durante toda a sua militância, a parlamentar é a alternativa dos Partidos dos Trabalhadores para disputar a Marins dos Caetés, mas terá pela frente a resistência que uma parte da população tem contra o PT, partido que recentemente presidiu no Estado.
RicardoCostaRicardo Costa (PMDB) – Com um desejo que não esconde de ninguém, o deputado estadual Ricardo Costa sonha diariamente em disputar a prefeitura de Olinda. Nas eleições de 2012, o parlamentar até que ensaiou disputar, no entanto acabou retirando a candidatura a pedido do ex-governador Eduardo Campos e apoio o então prefeito Renildo Calheiros (PC do B) a reeleição. Com fortes ligações com Jarbas Vasconcelos, Ricardo Costa conta com o apoio do PMDB, partido que até pouco tempo atrás era a casa da pré-candidata Izabel Urquisa (PSDB) que aparece ao lado de Antônio Campos (PSB) como forte candidata.
PROFESSOR-LUPERCIO-e1436974142596Professor Lupércio (SD) – Iniciante no Legislativo Estadual, Professor Lupércio foi vereador de Olinda por dois mandatos, tendo alcançado em 2012 a marca de vereador mais votado de toda a história de Olinda. Com serviços prestados nas áreas de Saúde e Educação no município de Olinda, Lupércio também desenvolve um trabalho com dependentes químicos oferecendo tratamento e acompanhamento. Nas eleições de 2014 o parlamentar alcançou 24.739 votos dos quais 15 mil foram obtidos em Olinda o que tornou o seu nome lembrado para a disputa municipal. Uma das grandes dificuldades do parlamentar é a pouca estrutura que dispõe em relação aos demais concorrentes o que o coloca no hall dos candidatos que talvez disputem as eleições de 2016.
GOIANA
aluisioAluísio Lessa (PSB) – Reeleito para o segundo mandato, Aluísio Lessa obteve apenas 334 votos para deputado estadual em Goiana. Município de grande importância econômica para o Estado, Goiana é uma cidade estratégica, por isso há forte interesse do PSB de conquistá-la e para isto Aluísio poderá ser a opção do partido para disputar contra o atual prefeito Fred Gadelha (PTB) que tem grandes chances de se reeleger caso a oposição continue dividida.
CAMARAGIBE
betoacciolyBeto Accioly – Ex-vereador de Camaragibe por duas ocasiões (2008 e 2012), Beto Accioly surpreendeu a todos com a sua eleição como deputado estadual em 2014 onde obteve pouco mais de 24 mil votos, deste total cerca de 7.300 foram conquistados na cidade de Camaragibe. Considerado por muitos como pré-candidato, Beto terá pela frente, caso pretenda concorrer ao cargo, o atual prefeito Jorge Alexandre (PSDB) e o pré-candidato Demostenes Meira que é considerado por muitos um candidato competitivo.
CABO DE SANTO AGOSTINHO
lulacabralLula Cabral (PSB) – Deputado estadual por duas ocasiões (1998 e 2002), Lula Cabral também já comandou o município entre os anos de 2005 à 2012 ,elegeu o sucessor no ano de 2012 e se elegeu deputado estadual em 2014, ocasião onde obteve uma excelente votação no município figurando como o majoritário. Rompido com o atual prefeito Vado da Farmácia (PTB), Lula Cabral parte novamente para a disputa e terá como adversário o deputado federal Betinho Gomes (PSDB).
IPOJUCA
pedroserafimnetoPedro Serafim Neto (PDT) – Reeleito para o segundo mandato consecutivo, Pedro Serafim Neto é filho do ex-prefeito Pedro Serafim, que comandou o município durante os anos de 2005 à 2012. Pedro Serafim Neto terá pela frente uma disputa acirrada contra o atual prefeito Carlos Santana (PSDB) que tem feito uma gestão muito aquém do esperado.
GRAVATÁ
WaldemarBorgesWaldemar Borges – Líder do Governo na Alepe e atuando pelo segundo mandato consecutivo, Waldemar Borges transferiu o título eleitoral para Gravatá em outubro do ano passado de olho na Prefeitura. O parlamentar terá concorrentes como Rafael Prequé (PSB), que provavelmente mudará de partido, o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB), Júnior Darita (PTB) entre outros candidatos. Atualmente administrada por um interventor estadual, Gravatá será mais uma vez palco de uma disputa acirradíssima. Caso Waldemar não dispute, o PSB poderá indicar como candidato o ex-prefeito Ozano Brito.
SURUBIM
orgao_13_20150102175717f171Nilton Mota (PSB) – Deputado licenciado e atualmente comandando a Secretaria Estadual de Agricultura, Nilton Mota foi deputado estadual mais votado de Surubim nas eleições de 2014. Com fortes ligações com o município e primo de Danilo Cabral, braço forte do governador Paulo Câmara, Nilton é considerado uma das apostas do PSB para conseguir desbancar o atual prefeito Túlio Vieira (PT).
drvaldiDr. Valdir (PP) – Prefeito de Vertente do Lério por duas ocasiões, Dr. Valdir exerce o seu primeiro mandato como deputado estadual. Recentemente transferiu o domicilio eleitoral para o município de Surubim onde pretende concorrer a prefeitura. Nas eleições de 2014, Dr. Valdir obteve 25.550 votos dos quais mais de 3.700 foram obtidos só em Surubim, alcançando assim a segunda colocação no município.
PETROLINA
odacyamorimOdacy Amorim – Deputado estadual reeleito para o segundo mandato, Odacy já foi vice-prefeito de Petrolina e chegou a comandar o executivo municipal quando no final de 2006 o então prefeito Fernando Bezerra Coelho renunciou o cargo no final para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o parlamentar também passou pelo legislativo municipal por três mandatos (1992, 1996 e 2000). Candidato natural a disputar a prefeitura em 2008, Odacy teve o seu desejo frustrado quando foi impedido de disputar a reeleição por conta de uma disputa partidária em que foi escolhido o deputado Gonzaga Patriota como candidato. Na ocasião, Gonzaga acabou perdendo a disputa para o até então azarão Júlio Lóssio (PMDB). Em 2012 Odacy Amorim, já pelo PT, foi para a disputa e acabou ficando em terceiro lugar. Com uma votação de mais de 29 mil votos para deputado estadual só em Petrolina, Odacy alcançou a marca de mais votado no município e desponta como forte candidato em 2016.
lucasramosLucas Ramos – Eleito deputado estadual para o primeiro mandato, o novato Lucas Ramos embora pertencente ao PSB, partido que faz oposição local ao prefeito Júlio Lóssio (PMDB), tem se destacado pela aproximação ao atual gestor, deixando o clã dos Coelhos irritado. A aproximação de Lucas Ramos já rendeu muitas especulações, há quem garanta que ele pode ser apoiado por Lóssio, sem espaço no PSB uma das alternativas de Lucas é se filiar ao PMDB. A eleição em Petrolina tende a ser acirradíssima, outro candidato competitivo é o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PMB) que obteve nas eleições de 2014 mais de 42 mil votos no município.
miguelMiguel Coelho (PSB) – Eleito para o primeiro mandato como deputado estadual com mais de 55 mil votos, dos quais praticamente a metade foi obtida em Petrolina, o jovem Miguel Coelho é de família tradicional do munícipio. Filho do Senador Fernando Bezerra Coelho e irmão do deputado Federal Fernando Filho, Miguel é a aposta do clã dos Coelhos para as eleições de 2016, porém a sua candidatura tem encontrado resistência de alguns partidários, como é o caso do deputado Federal Gonzaga Patriota e do deputado estadual Lucas Ramos, mas isso não será um impedimento para que o parlamentar dispute o executivo municipal, visto que a sua família detém o comando municipal da legenda.
CARUARU
tonygelTony Gel – Eleito prefeito de Caruaru por duas ocasiões (2000 e 2004), Tony Gel também já representou a capital do xaxado na Câmara Federal por três mandatos (1990, 1994 e 1998), exerceu o cargo de vereador por dois anos e exerce atualmente o segundo mandato de deputado estadual.  Tony Gel é considerado um forte candidato a prefeito de Caruaru. Na eleição de 2014 foi o deputado estadual mais votado no município alcançando 31.426 votos, quase 75% do total da votação que obteve no Estado, que chegou a mais de 42 mil votos. O parlamentar conta com o apoio do deputado federal Jarbas Vasconcelos e do vice-governador Raul Henry para encarar a disputa.
raquellyraRaquel Lyra –  Filha do ex-governador e ex-prefeito de Caruaru João Lyra, Raquel se movimenta para conquistar a prefeitura de Caruaru e para isso conta com a relação que construiu com a população local prova disto são os 28.820 votos que obteve no município, alcançando a segunda colocação em Caruaru. Vale lembrar que Raquel recebeu mais de 80 mil votos em todo o Estado nas eleições de 2014 e ficou em terceiro lugar no quadro geral. Raquel terá pela frente Tony Gel e o candidato que for indicado pelo atual prefeito Zé Queiroz que ao que tudo indica poderá lançar o senador Douglas Cintra (PTB). A parlamentar conta com uma possível aliança com o pré-candidato Tony Gel, caso este desista da disputa para ajudá-la a desbancar o grupo de Zé Queiroz do poder.
CARPINA
botafogoBotafogo (PDT) – Ex-prefeito de Lagoa do Carro por duas vezes (1996 e 2004) e ex-prefeito de Carpina entre os anos de 2005 a 2012, Manoel Botafogo disputou o mandato de deputado estadual em 2014 e ficou na primeira suplência, efetivando-se em abril de 2015 no cargo com o falecimento do deputado Manoel Santos (PT). Disposto a entrar mais uma vez na disputa municipal, Botafogo terá pela frente o atual prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) e o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) considerado por muitos como um candidato que pode polarizar a disputa com ele.
PESQUEIRA
joaoeudesJoão Eudes – Eleito com 27.660 votos para o primeiro mandato como deputado estadual, João Eudes tem a pretensão de retomar o comando da Prefeitura de Pesqueira onde já foi prefeito entre os anos de 2001 à 2008. Nas eleições de 2014 o parlamentar obteve mais de 18.024 votos no município, o que representou mais de 50% dos votos válidos. Caso se concretize a sua candidatura, João Eudes disputará contra o atual prefeito Evandro Chacon (PSB).
ARCOVERDE
eduinoEduíno Brito (PHS) –   Ex-vereador de Arcoverde e exercendo o primeiro mandato como deputado estadual, Eduíno Brito alcançou um pouco mais de 30 mil votos nas eleições de 2014 onde mais de 9 mil foram conquistados só em Arcoverde, o que lhe garantiu o primeiro lugar no município. Para as eleições de 2016 o parlamentar é colocado nas bolsas de apostas como pré-candidato e poderá disputar contra a atual prefeita Madalena Brito e contra o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) ou o vereador Luciano Pacheco.
SERTÂNIA
AngeloÂngelo Ferreira (PSB) – Deputado estadual por três mandatos, Ângelo Ferreira tem a candidatura a prefeitura de Sertânia dada como certa. Ex-prefeito do município durante os anos de 1996 e 2004, Ângelo viu a sua principal base eleitoral ser tomada nas eleições de 2012 pelo atual prefeito Guga Lins (PTB) que frustrou a reeleição da sua esposa Cleide Ferreira (PSB) ao poder executivo municipal.
FLORESTA
rodrigonovaesRodrigo Novaes (PSD) – Exercendo o seu segundo mandato como deputado estadual, Rodrigo Novaes é cotado como pré-candidato a prefeito de Floresta. Ex-aliado da atual prefeita Rorró Maniçoba, há quem diga que Rodrigo esteja se preparando para se lançar candidato a deputado federal nas eleições de 2018 em vez de tentar a prefeitura este ano. Em nota publicada recentemente, o parlamentar nega que seja candidato a prefeito, porém a sua candidatura ainda é considerada uma alternativa caso a Frente Popular se sinta ameaçada em perder o comando do município.
BONITO
Clodoaldo_MagalhaesClodoaldo Magalhães – Reeleito em 2014 para o terceiro mandato consecutivo na Alepe, Clodoaldo Magalhães desde o ano passado teve o seu nome lembrado para disputar um mandato de prefeito. As especulações giravam em torno de duas prefeituras (Tamandaré ou Bonito), ambas o parlamentar obteve expressiva votação nas eleições de 2014, no entanto, a transferência de domicílio eleitoral de Clodoaldo Magalhães para o município de Bonito tirou quaisquer dúvidas sobre o assunto e sinalizou o seu interesse em disputar a prefeitura de Bonito, onde tem o atual prefeito Dr. Ruy como aliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário