quarta-feira, 17 de setembro de 2014

FICHA SUJA - Wellington Dias (PT) governador do PIauí


José Wellington Barroso de Araújo Dias nasceu em Oeiras, Piauí, em 1962. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Wellington Dias especializou-se em Políticas Públicas e Governo.
Antes de entrar para a política, Wellington foi bancário e radialista. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1985, começando imediatamente suas atividades sindicais na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e em outras associações.
O primeiro cargo público de Wellington Dias foi vereador de Teresina, tendo sido eleito em 1992. Deixou o cargo dois anos depois para concorrer como deputado estadual, conseguiu a eleição e assumiu a presidência regional do PT entre 1995 e 1997.
Em 1996, Wellington Dias concorreu para vice-prefeito de Teresina, mas não conseguiu chegar ao segundo turno com a chapa de Nazareno Fonteles.
Wellington Dias foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí, feito alcançado em 1998. Dois anos depois tentou ser prefeito de Teresina, mas foi derrotado ainda no primeiro turno por Firmino da Silveira Soares Filho.
Queria ser candidato ao Senado em 2002, mas acabou sendo lançado pelo partido como candidato ao Governo do Piauí, venceu a eleição e em 2006 conseguiu a reeleição, ainda no primeiro turno.
Abriu mão do cargo em 2010, para finalmente candidatar-se ao Senado, foi escolhido, junto com Ciro Nogueira, com quase um milhão de votos.
Wellington quer voltar ao governo do Piauí em 2015, elegendo-se nas eleições deste ano.

WELLINGTON DIAS – O MANIPULADOR

Em 2009, quando ainda era governador do Piauí, Wellington foi condenado por fazer uma manobra ilegal com recursos federais. O então governador desviou recursos da União destinados ao governo do estado para uma conta do estado onde a finalidade dada aos recursos não pode ser fiscalizada. Wellington Dias foi alertado seis vezes sobre a irregularidade que configurava a manipulação dos recursos, ainda assim insistiu no ato.
Tendo suas contas rejeitadas, Wellington Dias enquadrou-se na Lei Ficha Limpa. Welligton entrou com recurso para garantir sua candidatura. Caso o recurso seja negado, Wellington ficará inelegível até 2017.

NOME:

WELLINGTON DIAS

NOME DE URNA:

WELLINGTON

NÚMERO DE URNA:

13

SITUAÇÃO:

INAPTO

PARTIDO:

PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário