quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Brasil das Maravilhas


Carlos Brickmann

Carlos Brickmann
A Rainha de Copas, de Alice no País das Maravilhas, era brava, grosseira e incompetenta, chegada às decisões intempestivas - por exemplo, "cortem-lhe a cabeça!". Mas nem a Rainha de Copas chegou aos pés da presidenta Dilma: "Nosso país precisa ter compromisso com aqueles que desviam dinheiro público". Está no vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=Zk5_8D9qBpQ, gravado na sexta em Duque de Caxias, Rio. Claro, compromissos devem ser cumpridos.
E os compromissos estão sendo cumpridos, tanto pelo Governo quanto pela, digamos, Oposição. O deputado André Vargas, do Paraná, ainda não foi julgado pela Comissão de Ética pela ligação com Alberto Youssef, o principal preso da Operação Lava-Jato. Como estão todos em campanha, como as eleições estão aí, como há segundo turno, como haverá as comemorações dos vitoriosos, como no fim do ano há festas e férias, é difícil que alguém se preocupe com corrupção. Os mandatos terminam em 31 de dezembro. A partir de janeiro, cassar o quê?
Já os suspeitos de envolvimento no Petrolão ficam oficialmente para o ano que vem. Os parlamentares citados na delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, só serão denunciados no Legislativo, pela, digamos, Oposição, em fevereiro de 2015 - depois das eleições e das férias, que ninguém é de ferro. Mas dificilmente alguém será punido: até agora, a praxe é não cassar ninguém por crime cometido fora do exercício do mandato. Eventuais crimes foram cometidos no mandato que termina agora. No próximo estará tudo zerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário